DESIGNFORFUTURE 09 // SINOPSE / CONTEUDOS / EXPOSIÇÃO / CRÉDITOS
DESIGNFORFUTURE 08
DESIGNFORFUTURE 07
DESIGNFORFUTURE 06
Cultura Intensiva

A singularidade dos territórios do Sul de Portugal, em especial o Baixo Alentejo e o Algarve, moldou ao longo dos tempos as suas gentes e culturas.
A aridez do Barrocal Algarvio e das planícies Alentejanas prolonga-se em ofícios, cantares, gastronomia e, em particular, na rudeza primitiva de uma cultura material única.
Estas paisagens, aparentemente monótonas por não serem marcadas por acidentes geológicos de excepção, distinguem-se por um carácter que não deixa indiferente quem as percorre e influencia para sempre quem nelas vive.

A edição de 2009 da exposição DESIGNFORFUTURE apresenta o projecto "Cultura Intensiva", que começa por observar os modos de fazer e usar da uma comunidade para tentar apreender os seus usos e costumes, o seu sentido e razão de ser. Por trás de cada objecto, de cada utensílio, existe uma história que se encontra esquecida. Queremos agora recuperar estas histórias e ensaiar uma nova continuidade.
Esta recolha de memórias dispersas é desenvolvida de uma forma dinâmica com os vários actores do território, nomeadamente com os artesãos locais, com o objectivo de reiniciar projectos estagnados e recuperar identidades perdidas. Estes agentes possuem um saber singular e ancestral que é necessário resgatar e materializar em novas funcionalidades, contribuindo para a criação de mais-valias.
Os resultados desta acção serão apresentados como propostas originais de novos objectos, feitas a partir de materiais e técnicas genuinamente portuguesas como a madeira de oliveira e alfarrobeira, a pedra de xisto, a cortiça, a empreita de palma e de esparto, a cestaria de cana ou a olaria. Esperamos que estas novas propostas possam contribuir para o resgate de uma autenticidade perdida.